top of page

Ideia Jovem


INTIMIDADE COM DEUS - LMOC

Lectio Meditatio Oratio Contemplatio

Santo dia, jovens do Senhor! No Ideia Jovem dessa semana venho trazer umas DICAS de como alcançar intimidade com Deus.

Desde já, quero explicar que isso é algo muito pessoal e que você só vai conseguir se realmente tiver uma vontade bem sincera. Deus não é uma lenda, Ele é uma pessoa! Ele fala, Ele brinca, Ele ouve e conversa, Ele fica feliz, fica triste... claro que, tudo isso de uma forma Divina.

O nosso relacionamento com Deus deve ser assim como é com nosso amigos terrenos, nossos pais, nossos irmãos, etc...

Muitas vezes, na busca pela intimidade com o Senhor caímos na tentação de que Deus é um ser distante, que não nos ouve, se ouve não responde... mas a verdade é que Deus está o tempo todo, O TEMPO TODO ao seu lado. O problema de fato, somos nós mesmos, que com as nossas limitações, limitamos o quanto Deus pode manifestar suas obras em nossa vida.

Um exemplo bem universal é a dificuldade de fazer silêncio. E o silêncio é praticamente um alicerce dessa intimidade.

Vamos lá! Chamaremos de MEUS 15 MINUTOS DIÁRIOS COM DEUS.

As DICAS são:

1 - Pegue um calendário e separe 21 dias consecutivos. O cérebro humano precisa de 21 dias para assimilar um novo hábito. Nesses 21 dias você irá praticar um exercício para se obter intimidade com o Teu Senhor.

2 - Procure um lugar e um horário fixo para se fazer o exercício. Este lugar precisa ser silencioso e confortável. O ideal é que seja no seu quarto e num horário em que ninguém irá te interromper.

3 - Tenha do lado: A Santa Bíblia; Um caderno ou folhas para anotação; Caneta ou lápis.

4 - Comece:

  • Trace o sinal da cruz e faça a oração do Divino Espírito Santo;

  • Respire fundo 3 vezes bem lentamente, enquanto vai silenciando o seu coração e sua mente e buscando entrar num estado de Paz e Concentração. (Silenciar a mente e o coração é deixar de lado todo pensamento e preocupação desnecessários). O silêncio é fundamental!

  • Depois de respirar, se acalmar e concentrar, pegue a Santa Bíblia e peça ao Espírito Santo que traga em sua mente um livro da Bíblia, Capítulo e Versículo. Ou então peça para Ele conduzir suas mãos para a Passagem que Ele deseja e abra a Bíblia, ou use a Liturgia do dia.

  • Com calma e atenção, leia essa passagem.

  • Após a leitura, medite a palavra. Reflita se ela se encaixa em alguma fase da sua história. O importante é traze-la para a sua realidade.

  • Depois de refletir, é hora de rezar. Faça uma oração espontânea, buscando conversar com o Espírito Santo, lembrando que Ele estará bem do seu lado te ouvindo. Essa oração vai de acordo com o que a reflexão te causou OU pode ser conforme o que seu coração vem sentindo mesmo, por exemplo:

Se você sentiu paz, é legal agradecer ao Senhor;

Se se sentiu triste, peça à Deus a alegria do Espírito;

Medo? Peça ao Senhor força, coragem e confiança!

Ou talvez você está desejando um novo Batismo no Espírito Santo, voltar ao primeiro amor, cura, libertação, conversar, desabafar...

Faça conforme o seu coração mandar!

  • Por fim, vem a CONTEMPLAÇÃO. Faça silêncio novamente e tente ouvir à Deus! Essa parte é A MAIS IMPORTANTE e à princípio pode parecer difícil ouvi-Lo. É normal! Parece que Deus fala super baixo, mas é porque Ele fala direto ao seu coração e a sua alma, e talvez há tempos esses dois não experimentam o silêncio. MAS DEUS SEMPRE VAI LHE DIZER ALGO, nunca ficará mudo.

  • Com o tempo Deus vai lhe ajudar a ouvi-Lo com mais clareza. Um coração persistente alcança fundo o coração de Deus.

"Porque o Senhor detesta o que procede mal, mas reserva sua intimidade para os homens retos."

Provérbios 3, 32

Santo Abraço! É dia de São Luís Gonzaga!


Destaque
Tags
Nenhum tag.

João Paulo II

bottom of page